O qual contem
MAIS DE 2000 PALAVRAS
que têm o sonido e a significação semelhante
em as dez linguas seguintes :
Inglez, Francez, Hespanhol, Portuguez, Italiano, Allemão,
Hollandez, Danez-Noruego, Sueco e Russo
Compilado por CHARLES B. WAITE, A. M.
TAMBEM:
“ Pensamentos sobre uma Lingua Commum," traduzidos nas
linguas arriba ditas, com um artigo mais extenso
em Inglez sobre o mesmo sujeito.
CHICAGO
C. V. WAITE E CIA.
1904
O assumpto d’uma lingua commum é mui importante para a raça humana, e agora mais que nunca chama a attenção de mundo culto.
Em qualquer intento que se faça para resolver este grande problema, a primeira cousa que ha de procurar-se é conservar e usar o que já temos em commum. As palavras e as maneiras de dizer que são as mesmas ou quasi as mesmas em varios idiomas haveriam de fazer-se a base sobre a qual havemos de construir.
Se ha de formar-se uma lingua nova deve construir-se com estes materiaes. O objecto d’este Vocabulario é mostrar a grande quantidade de palavras semelhantes em quasi todas as linguas Indo-Germanicas. Não é necessario dizer que muitas d’estas palavras têm significações um pouco differentes nas linguas differentes. Ainda quando a significação fôsse a mesma no principio dove-se haver modificado ou cambiado segundo os costumes e modos de pensar da gente que usasse as palavras. Com tudo, bem que haja variedades e differenças, existe uma semelhança assaz material no sonido assim como na significação.
Estas são as palavras das quaes hão de sacar-se as palavras radicaes para uma lingua que seja commum a todas as raças Indo-Germanicas. O modo de construir a lingua mesma seria determinado por philologos e linguistas illustres eleitos e escolhidos para este proposito.
No artigo seguinte o autor tem explicado completamente as suas opiniões em quanto a as medidas que hão de tomar-se para principiar tal reforma.
Se tem feito uma tradução abreviada desto artigo nas outros nove idiomas.
Se o autor tem logrado dar suggestões dignas
de attenção em quanto ao methodo de principiar uma empresa que
todo o mundo julga importante, se sentirá bem recompensado do
tempo e trabalho que tem gastado nesta obra.
C. B. W.
Chicago, 1904.