Artículos em destaque (pt: língua é português)


A maioria dos sobrenomes espanhois (ou talvez todos?) que findam em «-ez», bem como os portugueses em «-es», são paroxítonos (portanto têm o acento na penúltima sílaba), e por isso precisam o acento agudo (´). Em português, isso não é necessário, porque os nomes correspondentes terminam-se em «-es», e segue das regras ortográficas que automaticamente são paroxítonos sem precisar um acento escrito.

Nomes em '-es' e '-ez'


Não soube que existissem eleições de fado!

Mas oiço que a Mariza ganhou! Parabéns a você!

Eleições


Existe um grupo de palavras oriundas do grego, com desinência «-ema». São todas masculinas embora terminem em «-a»: o esquema, o cinema, o dilema, o eczema, o emblema, o lema, o poema, o problema, o sistema, o telefonema, o tema e o teorema. Também: o idioma, o aroma, o programa, e o panorama.

O género dos nomes terminados em -ão


Seguimento do anterior:

Um abastecimento de energia eléctrica, só baseado no sol e no vento, não é possível sem armazenamento de energia. Isto porque nem o sol nem o vento podem abastecer a carga base. Serão precisas centrais alimentadas a carvão, petróleo ou material físsil (cindível, nuclear).

Para a carga no nível médio e no nível de pico, também serão necessárias turbinas a gás, se não tivermos instalações de armazenamento de bastante capacidade.

Sem armazenamento, a longo prazo o abastecimento de energia eléctrica não será garantido!

Armazenamento de energia


Muitas vezes, em espanhol a primeira pessoa do perfeito termina em -e e a terceira pessoa termina em -o. Em português pelo contrário essas pessoas nestes verbos são igual.

Verbos irregulares em espanhol e português


Mas o petróleo e o gás natural não são as únicas substâncias que emanam da terra: também há a pedra fundida, a lava.

Terra poderosa


Mas as coisas não são tão simples. Substituir a produção de electricidade alimentada a carvão ou gás natural por energia solar ou energia eólica, pode não ser a solução. Os vários métodos de produção de electricidade não são permutáveis, por terem características muito diferentes.

Armazenamento de energia


Como já disse, no lugar onde aconteceu o acidente, a água tem a profundidade de 1500 metros. Portanto a pressão no fundo do mar onde o poço ou tubo derrama o petróleo, deve ser de 150 bar, o que humanamente falando é enorme. Embora na técnica tais pressões não sejam insólitas. Exemplo: a pulverização de tinta com pressões até 500 bar.

Terra poderosa


Quanto ao vento não sabemos quando sopra, e se soprar não sabemos se é forte. Pode soprar quando se precisa de muita electricidade, ou pode soprar quando todos dormem. Portanto a energia eólica não é fiável e não é previsível. Não é apropriada para a carga base nem para a carga pico. É boa para descarregar, em certa medida, as turbinas a gás.

Armazenamento de energia


Mas também considerando isto, a lava que vem do interior da terra deve ter tido uma energia enorme, uma vez que conseguiu formar a Ilha do Pico e a sua montanha com o mesmo nome.

Isto considero uma maravilha da natureza.

Terra poderosa


Quanto ao sol sabemos que brilha de dia e não brilha de noite. Mas num dia com céu nublado brilha menos intensamente. Portanto a energia solar e fiável é previsível só até certo ponto. Não é apropriada para a carga base, mas pode servir, em certa medida, para a carga pico.

Armazenamento de energia


A 20 de abril de 2010 ocorreu no Golfo do México um acidente em que explodiu a plataforma de petróleo «Deepwater Horizon». Dois dias depois a plataforma afundou-se.

Desde então o petróleo está a fluir dum poço no subsolo marinho. Esse derrame de petróleo, que na altura em que escrevi esse artigo ainda não estava sob controlo, causa uma poluição considerável ao meio ambiente e ameaça o habitat de centenas de espécies de aves.

Terra poderosa


A 5 de Dezembro de 2009 encontrei duas canções cantadas por Roberta Sá: Mais Alguém e Cicatrizes.

A 8 de Janeiro de 2012 por acaso encontrei outra música cantada por ela, com um dos meus heróis musicais, Chico Buarque de Holanda: Mambembe. A canção foi escrita por Moreno Veloso e Quito Ribeiro.

Tal sorriso cada dia


Como é que o petróleo pode vencer essa enorme pressão de 15 MPa? Será que o petróleo por si só, tem a força suficiente para subir? Talvez tenha. Mas não precisa de ter. Porque se o fundo do mar tem uma certa flexibilidade, a pressão da água pode ser transmitida ao petróleo que se encontra por baixo.

Além disso, o petróleo é mais leve do que a água. Portanto mesmo que o petróleo não tenha pressão, se houver um buraco perfurado pela torre petrolífera, a pressão da água pode fazer com que a água penetre no furo e expulse o petróleo.

Portanto não pode causar-nos surpresa que o petróleo derrame do furo e suba através da água até à superfície.

Terra poderosa


Certas distinções entre palavras que ainda se vêem em espanhol (por exemplo: -án, -ón, -ión), já não existem no português de hoje (sempre -ão). Mas a situação inversa também ocorre.

O género dos nomes terminados em -ão



Colours: Neutral Weird No preference Reload screen