Copyright © 2010 R. Harmsen e Cristina Vasconcelos. Isto é a versão corrigida. À versão original com erros. História do artigo.

Armazenamento de energia

12–15 de Junho de 2010

A política holandesa

Há uns dias foram realizadas eleições do Parlamento holandês. O debate tratou sobretudo da economia: o orçamento de estado, o défice orçamental, os impostos, os juros hipotecários a deduzir do imposto de renda, as despesas públicas, a política de austeridade.

Quase ninguém discutiu a produção de energia e o aquecimento global.

Antes das eleições todos os partidos políticos têm sempre tempo de emissão na rádio e na televisão, conforme um esquema. Alguns partidos também compram tempo adicional para anúncios publicitários.

Um dia de manhã cedo, ainda meio a dormir, ouvi uma tal mensagem do Partido pelos Animais, em que a cabeça de lista Marianne Thieme disse que achava melhor usarmos mais energia solar em vez de construirmos novas centrais eléctricas alimentadas a carvão.

Aquecimento global

Concordo. Nada é certo nesta vida. Mas muitos cientistas opinam que o aumento da temperatura deve ser causado pelos efeitos de estufa, intensificados pelas emissões de dióxido de carbono na história recente humana. Pode ter consequências graves, como a subida do nível do mar e a inundação de terras baixas.

Por isso concordo que é desejável reduzir-se as emissões, por produzir a maior parte da energia de que precisamos por outros meios que não os combustíveis fósseis.

Mas as coisas não são tão simples. Substituir a produção de electricidade alimentada a carvão ou gás natural por energia solar ou energia eólica, pode não ser a solução. Os vários métodos de produção de electricidade não são permutáveis, por terem características muito diferentes.

Características

Exigências

As exigências que um método de produção de electricidade tem de satisfazer, são: fiabilidade e disponibilidade permanente. Porque o consumo varia, a produção tem de ser flexível e ajustável. Mais a mais, o preço tem que ser razoável.

A medida em que diversos métodos podem satisfazê-las varia muito:

Método Ajustável Fiável e previsível Vantajoso Perto do consumidor
Carvão − − (1) + + + + +
Nuclear − − (1) + + + + +
Gás natural + + (2) + + +/− + +
Geotérmica + + + +/− +/−
Eólica (vento) − − − − (3) − − +
Solar (sol) − − +/− (4) − − +/− (5)
Hidráulica (água) + + + +/− (6)

Anotações à tabela

Conclusão

Seguimento do anterior:

Um abastecimento de energia eléctrica, só baseado no sol e no vento, não é possível sem armazenamento de energia. Isto porque nem o sol nem o vento podem abastecer a carga base. Serão precisas centrais alimentadas a carvão, petróleo ou material físsil (cindível, nuclear).

Para a carga no nível médio e no nível de pico, também serão necessárias turbinas a gás, se não tivermos instalações de armazenamento de bastante capacidade.

Sem armazenamento, a longo prazo o abastecimento de energia eléctrica não será garantido!

Solução

Armazenamento

Armazenamento de energia é a única solução!

Já existem instalações, mas a capacidade não é suficiente.

Reversível

Muitas centrais hidroeléctricas podem ser utilizadas no sentido contrário: em vez de deixarem cair a água com o objectivo de produzir electricidade, a electricidade pode accionar bombas que façam subir a água até ao nível do lago artificial.

Claro que o rendimento do bombar, e o de produzir novamente electricidade, não é de 100%! Também a distância, que pode ser de muitas centenas de quilómetros caso a central se encontre na Noruega, causa perdas de energia.

Bombagem

Existem instalações de armazenamento mais perto das concentrações da população: um exemplo é a central hidroeléctrica reversível (1096 MW) da Société Électrique de l'Our, em Vianden, Luxemburgo. Existem descrições em alemão e francês.

Há outra em Ffestiniog (360 MW) no País de Gales, na Grã-Bretanha.

«Plan Lievense»

Em 1981 o engenheiro holandês L.W. Lievense desenvolveu um plano para a utilização do Markerwaard, um lago com uma superfície de 700 km2 na Holanda, como forma de armazenamento de energia de aerogeradores. O plano nunca foi realizado.

Como os leitores de língua portuguesa provavelmente não sabem o que é o Markerwaard, e porque não existe uma página sobre esse assunto na Wikipédia em português, talvez um dia vá escrever mais sobre isso.

Mas não prometo nada.


Hiperligações

LínguaTítulo
Holandês De regelbaarheid van elektriciteitscentrales – Een quickscan in opdracht van het Ministerie van Economische Zaken; 20 april 2009
Inglês, holandês Next Generation Infrastructures (NGInfra Academy)
Inglês Intermittent energy source (Wikipédia)
Inglês Dispatchable generation (Wikipédia)
Inglês Energy storage (Wikipédia)
Inglês Pumped-storage hydroelectricity (Wikipédia)
Português Central hidroeléctrica reversível (Wikipédia)
Inglês Solutions to intermittency problem of wind and solar
Inglês Electricity Transmission Grids
Holandês Plan Lievense
Holandês Nederlandse vereniging voor Energie uit Water (EWA)
Holandês Bureau Lievense


Copyright © 2010 R. Harmsen e Cristina Vasconcelos. Isto é a versão corrigida. Versão original com erros. História do artigo.

Cores: Fastidiosas Fatídicas Sem preferência Recargar a página