Valid HTML 4.0!

Cores:   fastidiosas   fatídicas   Recargar a página

Em português    In het Nederlands   


Mais fado

Visitas

Nos anos das nossas primeiras visitas a Portugal, desde 1995, estava um pouco decepcionado pelo qualidade musical das rádios em Portugal: julgava que os extranheiros gostavam mais de música Portuguesa do que os próprios Portugueses. A maioria da música que ouvia era uma imitação da música pop americana, dum tipo pouco original, música que hoje em dia se pode ouvir em todas partes do mundo, e portanto para mim já não é interessante.

Fado novo

Mas agora (2006, 2007 etc.) a situação é bem diferente: ou seja porque conheço mais estações, ou porque sei melhor o que esperar de várias emmissoras, ou se a escolha da música de facto melhorou e tornou-se mais variada, não sei. Mas sei sim que recentemente descobri algumas artistas interessantes que antes não conhecia, graças a rádios regionais como Rádio Portalegre.

Dos animadores dessa estação merece menção especial o Sérgio Miguéns (http://www.truca.pt/outros_locut_material/demos/sergio_miguens.mp3) (s.miguens@gmail.com , hij schijnt bj Radio Portalegre weg te zijn!) , que me deu os nomes de artistas quando tive dificuldade entendê-los.

A internet

Um factor importante para poder apreciar rádios é que nessa época ja não é preciso ficar num país para ouvir as rádios desse país, mas encontram-se acessível através da internet, seja qual for a localide onde se encontra. Graças a ADSL (ou cabo) pode ser sempre conectado com Por exemplo, centenas de estações regionais e locais, de aldeias e cidades de Portugal e dos Açores, ficam unidas na rede ROLI (Rádios Online na Internet) da Associação Portuguesa de Radiodifusão.

Artistas

Regressando aos artistas que descobri graças a Sérgio Miguéns, são os siguintes:

Ana Laíns

Dazkarieh

A Naifa

Sílvia Filipe

@? 19-12-2006 Esta vez não devo perguntar: foi Sílvia Filipe, com o tema Mar de Fados. Fantástico. Muito obrigado. @?

Outros

Há outros, que conheci por outros meios:

Os Clã

@? Commentaar lelijke, maar prachtige gitaarsolo. Eerdere notitie: Het liedje met de lelijke, gemene gitaar, die in de context toch mooi is, blikt van de groep Os Clã, titel Problema de expressão, tekst in w:\werkdir\cla~ (letterlijk zo). Oprichter: Hélder Gonçalves, zang: Manuela Azevedo. Is al uit 1996! Zie ook www.cla.pt

Carla Pires

@? Carla Pires heeft ook een mooie stem (25 feb 2007 gehoord in "met het oog op morgen". @?

@? Maria Jõao (Partido Alto, zie e-mails aan Liliana Pêgo, van Rádio Portalegre, november 2007


Em português    In het Nederlands   

Ementa de música     Ementa principal

Copyright © 2007 by R. Harmsen.

Valid HTML 4.0!